MANUAL PARA ASSENTAMENTO DOS REVESTIMENTOS DE
PAREDES COM JUNTAS

Execução:

  • Recomenda-se a inspeção prévia do produto antes do assentamento.
  • Por se tratar de um produto rústico, pequenas variações de tonalidades e tamanhos são normais.
  • Recomenda-se fazer o assentamento em superfícies planas e isentas de umidade (infiltrações), pois a umidade causa manchas na superfície. O contra piso deve estar regularizado e obrigatoriamente impermeabilizado com produto específico.
  • Para melhor acabamento final da cerâmica deve-se utilizar juntas de 7 mm a 10 mm em função da variação dimensional apresentada por esses produtos.
  • Argamassa a ser utilizada: Utilizar argamassa industrializada (respeitando a indicação do fabricante para argamassa interna ou externa); não molhar a peça para assentar.
  • Rejunte: O ideal é aguardar 72 horas após o assentamento para começar a rejuntar. É indicado o uso de rejunte feito com cimento e areia fina na proporção duas de partes de areia fina para uma parte de cimento), o rejunte então pronto deve ser aplicado utilizando um rodo comum (tomando cuidado para preencher todas as juntas), aguardar até que o rejunte comece a secar, retire o excesso do rejunte raspando o rodo no piso, aguardar mais alguns minutos até que a superfície da cerâmica comece a ficar esbranquiçada, finalmente passar um pano limpo e seco sobre o piso a fim de limpa-lo e já retocar qualquer falha no preenchimento das juntas. Repetir esse processo a cada 4m² para que haja tempo de fazê-lo com calma, evitando que o rejunte seque totalmente antes de fazer a limpeza.

Obs.: Caso queira utilizar rejunte industrializado e colorido utilize sempre tons mais claros que a cerâmica, para evitar que o rejunte tinja a superfície das peças.

IMPORTANTE

É necessária a aplicação de hidrofugantes (Produtos desenvolvido para evitar penetração de água na superfície protegendo contra fungos, bolores e mofos), ou Oleofugantes, (com a mesma função do hidrofugante porem a vantagem de proteger também contra efeitos de óleos ou gorduras) no final da obra depois que a superfície estiver completamente limpa e bem seca afim de garantir a durabilidade do produto e sua característica natural, protegendo a superfície dos danos causados pela umidade, esses produtos são recomendados pois não formam uma película e não alteram a coloração da superfície aplicada.

O Oleofugante, que é um produto que foi desenvolvido para hidrofugação e oleofugação dos produtos cerâmicos naturais. Sua principal característica é manter a superfície aplicada inalterada, livre de filmes ou películas, sendo indicado para proteção contra manchas de óleos e gorduras na superfície aplicada. O oleofugante pode ser usado em áreas externas ou internas, principalmente em superfícies horizontais, como chão que apresentam médio e alto tráfego com possibilidades de manchas de óleos, gorduras e umidade excessiva. (Decks de piscinas, garagens, churrasqueiras, bancadas de pias, banheiro e cozinha.

  • Aplicação: Utilize um rolo de espuma ou bico pulverizador para a aplicação.
  • Manutenção: A manutenção com hidrofugante ou oleofugante deve ser feita, quando percebida que o revestimento se tornou impermeável, em torno de 12 meses após a primeira aplicação ou conforme especificação do fabricante.

Limpeza final da obra:

  • Após a secagem do rejunte, efetuar a limpeza da obra com detergente e água em abundância (esfregar com vassoura de cerdas dura). Nunca utilizar sabão em pó, este pode ocasionar o desgaste precoce das peças.
  • Evite o uso de impermeabilizantes acrílicos, pois estes produtos causam manchas e soltam películas com o tempo, causando um péssimo aspecto para o piso.
  • Para limpeza diária, utilize água, detergente ou sabão neutro diluído em água.
  • Não usar ácido muriático para limpeza final da obra.

MANUAL PARA ASSENTAMENTO DOS REVESTIMENTOS DE
PAREDES COM JUNTA SECA

Seguir os seguintes passos:

  1. Sendo o assentamento com junta seca sugerimos a utilização de argamassa na cor da cerâmica colocada, alguns fabricantes de argamassa possuem uma gama grande de cores.
  2. Por se tratar de um produto rústico, pequenas variações de tonalidades e tamanhos são normais
  3. Como o material é assentado com junta seca, o trabalho fica muito simples.
  4. Sugerimos que, primeiramente seja montado um painel no chão, onde o assentador possa visualizar o conjunto, verificar e resolver alguma dificuldade de encaixe. Para Facilitar o trabalho deve-se utilizar uma régua de alumínio, uma linha ou uma régua de nível entre uma fiada assentada e outra.
  5. As telas deverão ser montadas, partindo do lado esquerdo, de baixo para cima.
  6. Havendo alguma dificuldade de “encaixe”, os pedaços que estiverem atrapalhando, devem ser retirados e deixados em separado, e depois, no final do trabalho serão recolocados, fazendo-se os ajustes necessários. Se não for possível recolocar o mesmo pedaço, pode ser feito outro, e inserir no espaço vazio. Como o material é rústico, não se notará a emenda.

7-A parede precisa estar com o emboço limpo e firme, nunca esfarelando ou oco, para que as peças não se destaquem.

8-Caso a parede apresente umidade, é obrigatório a sua impermeabilização com produto específico.

9- Devem ser utilizados para assentamento argamassa AC2 OU AC3.

10- A limpeza, e hidrofugação ou oleofugação irá proceder da mesma maneira que o manual para assentamento dos revestimentos de paredes com juntas.